Um menisco rompido muitas vezes pode ser identificado durante um exame físico. Seu médico pode mover seu joelho e perna em posições diferentes, observar você andar e pedir para você agachar para ajudar a identificar a causa de seus sinais e sintomas.
Testes de imagem
- Raios X. Como um menisco rompido é feito de cartilagem, ele não aparecerá nos raios X. Mas os raios-X podem ajudar a descartar outros problemas no joelho que causam sintomas semelhantes.
- Ressonância Magnética. A ressonância magnética usa um forte campo magnético para produzir imagens detalhadas de tecidos duros e moles dentro do joelho. É o melhor estudo de imagem para detectar um menisco rompido.
Videoartroscopia
Em alguns casos, o cirurgião ortopédico pode usar um instrumento conhecido como videoartroscópico para examinar o interior do joelho. O videoartroscópico é inserido através de uma pequena incisão perto do joelho.
O dispositivo contém uma luz e uma pequena câmera, que transmite uma imagem ampliada da parte interna do joelho para um monitor. Se necessário, os instrumentos cirúrgicos podem ser inseridos através do videoartroscópico ou através de pequenas incisões adicionais no joelho para aparar ou reparar o rasgo. CLIQUE AQUI para ler o nosso post sobre videoartroscopia.
O tratamento para um menisco rompido geralmente começa de forma conservadora, dependendo do tipo, tamanho e localização da lesão. A inflamação das articulações (artrite) geralmente melhoram com o tempo com o tratamento da mesma, portanto, nessa situação, a cirurgia geralmente não é indicada. Muitas outras lesões que não estão associadas ao bloqueio ou bloqueio do movimento do joelho se tornarão menos dolorosas com o tempo, portanto, também não requerem cirurgia.
O seu ortopedista poderá recomendar:
- Descanso. Evite atividades que agravam a dor no joelho, especialmente qualquer atividade que faça você torcer, girar ou girar o joelho. Se a dor for intensa, o uso de muletas pode aliviar a pressão do joelho e promover a cura.
- Gelo. O gelo pode reduzir a dor e o inchaço no joelho.
- Medicamento. Os analgésicos de venda livre também podem ajudar a aliviar a dor no joelho.
- Fisioterapia. Ela poderá ajudá-lo a fortalecer os músculos ao redor do joelho e nas pernas para cooperar na estabilização e apoio da articulação do joelho.
Se o joelho continuar dolorido apesar da terapia de reabilitação ou se o joelho travar, seu ortopedista pode recomendar a cirurgia. Às vezes é possível reparar um menisco rompido, especialmente em crianças e adultos jovens.
Se o rasgo não puder ser reparado, o menisco pode ser aparado cirurgicamente, possivelmente através de pequenas incisões usando um videoartroscópico. Após a cirurgia, você precisará fazer fisioterapia para aumentar e manter a força e a estabilidade do joelho.
Se você tem artrite degenerativa avançada, seu médico pode recomendar uma substituição do joelho.
Dr. Leandro Emmel Becker é ortopedista e traumatologista.
CRM 29009 – RQE 20169 – TEOT 11143