A videoartroscopia é um procedimento para diagnosticar e tratar problemas articulares. O cirurgião insere um tubo estreito conectado a uma câmera de vídeo de fibra óptica através de uma pequena incisão. A visão dentro de sua articulação é transmitida para um monitor de vídeo de alta definição.
A videoartroscopia permite que o cirurgião veja dentro de sua articulação sem fazer uma grande incisão, podendo até mesmo, em alguns casos, reparar certos danos articulares durante o procedimento de videoartroscopia.
Médicos usam a videoartroscopia para ajudar a diagnosticar e tratar uma variedade de condições articulares, mais comumente aquelas que afetam:
- Joelho;
- Ombro;
- Cotovelo;
- Tornozelo;
- Quadril;
- Pulso.
Geralmente, os médicos recorrem à artroscopia se o raio-X e outros estudos de imagem deixam algumas perguntas de diagnóstico sem resposta. As condições tratadas com artroscopia incluem:
- Fragmentos ósseos soltos;
- Cartilagem danificada ou rasgada;
- Revestimentos articulares inflamados;
- Infecções articulares;
- Ligamentos rasgados;
- Cicatrizes nas articulações.
Embora a experiência varie dependendo do motivo pelo qual você está realizando o procedimento e de qual articulação está envolvida, alguns aspectos da artroscopia são bastante comuns e o tipo de anestesia utilizada varia de acordo com o procedimento. A cirurgia artroscópica geralmente leva entre 30 minutos e duas horas, dependendo do procedimento. Seus cuidados posteriores podem incluir:
- Medicamentos. Seu médico irá prescrever medicamentos para aliviar a dor e inflamação;
- Em casa, você precisará descansar, colocar gelo e elevar a articulação por alguns dias para reduzir o inchaço e a dor.
- Você pode precisar usar talas temporárias – tipoias ou muletas para conforto e proteção.
- Seu médico pode prescrever fisioterapia e reabilitação para ajudar a fortalecer seus músculos e melhorar a função de sua articulação.
Em geral, você poderá retomar o trabalho (de modo tênue) e atividades leves em torno de uma semana, porém, as atividades mais extenuantes em cerca de quatro semanas. No entanto, dependendo do caso, sua situação poderá exigir um período mais longo de recuperação e reabilitação.
Dr. Leandro Emmel Becker é ortopedista e traumatologista.
CRM 29009 – RQE 20169 – TEOT 11143