Viscosuplementação para artrite do joelho

A osteoartrite do joelho é uma das principais causas de incapacidade no Brasil. Desenvolve-se lentamente e a dor que causa piora com o tempo. Embora não haja cura para a osteoartrite, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a controlar a dor e permanecer ativas. Tratamento como a viscosuplementação. Em seus estágios iniciais, a artrite do joelho é tratada com métodos não cirúrgicos. O médico especialista pode recomendar uma variedade de tratamentos, incluindo:

  • Modificando suas atividades;
  • Perda de peso;
  • Analgésicos;
  • Fisioterapia;
  • Injeções de corticosteróides.

Outra opção de tratamento é um procedimento chamado viscosuplementação. Se você já tentou todos os outros métodos de tratamento não cirúrgicos e sua dor continua limitando suas atividades, a viscosuplementação pode ser uma opção.

Neste procedimento, um fluido semelhante a um gel chamado ácido hialurônico é injetado na articulação do joelho. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial que envolve as articulações. Ele atua como um lubrificante para permitir que os ossos se movam suavemente uns sobre os outros e como um amortecedor para cargas nas articulações. Pessoas com osteoartrite têm uma concentração de ácido hialurônico abaixo do normal em suas articulações. A teoria é que a adição de ácido hialurônico à articulação artrítica facilitará o movimento e reduzirá a dor.

Dependendo do produto usado, você receberá de uma a cinco injeções ao longo de várias semanas. Durante o procedimento, se houver algum inchaço no joelho, o médico poderá remover (aspirar) o excesso de líquidos antes de injetar o ácido hialurônico.

Como observado acima, alguns pacientes não serão ajudados pela viscosuplementação. Para aqueles que relatam alívio da dor com o procedimento, pode levar várias semanas para notar uma melhora. Quanto tempo os efeitos duram varia. Alguns pacientes relatam efeitos de alívio da dor por vários meses após as injeções. Se as injeções forem eficazes, elas podem ser repetidas após um período de tempo, geralmente 6 meses. Embora alguns pacientes relatem alívio dos sintomas de artrite com viscosuplementação, o procedimento nunca demonstrou reverter o processo artrítico.


Dr. Leandro Emmel Becker é ortopedista e traumatologista.
CRM 29009 – RQE 20169 – TEOT 11143